Dicas para andar na garupa da moto com segurança

Manter a postura certa é fundamental para evitar acidentes

Levar alguém na garupa da moto requer alguns cuidados para garantir que tudo corra bem. Com um passageiro, a motocicleta fica mais pesada e os processos de aceleração e frenagem mais lentos. A postura correta de quem pega carona é fundamental para equilibrar o veículo e deixar o passeio seguro.

Se o garupa for inexperiente, o condutor precisa ensinar a ele como se portar, mas isso não é problema para as mulheres que dirigem bonito. A especialista em psicologia do trânsito Salete Romero explica que os pés devem ficar retos, paralelos ao solo, e as pernas presas junto ao corpo do piloto, nunca soltas ou arqueadas.

Piloto, passageiro e motocicleta devem funcionar em conjunto. “Os três tem que fazer o mesmo movimento, como se fossem um corpo só”, explica. O passageiro deve segurar na cintura do condutor, e não na parte de trás da moto. “Se o garupa segurar na parte traseira, ele se isola do conjunto e dificulta as manobras, principalmente nas curvas. Ele deve segurar o condutor pela cintura, pode abraçar mesmo, sem vergonha. No trânsito, o mais importante é a segurança”, enfatiza a profissional da Condu, empresa especializada em segurança no trânsito.

Erros comuns

De acordo com ela, um dos erros mais comuns cometidos pelos caronas é tentar compensar o peso da moto nas curvas. “Muitas vezes o motorista vira para a esquerda e o garupa joga o corpo para a direita. Ele acha que está fazendo um bem, mas a verdade é que a moto é muito instável. Se os três não agirem no mesmo sentido, o risco de acidente é grande”, afirma.

Capacete: uso obrigatório

Item indispensável para piloto e passageiro, o capacete precisa estar bem afivelado, ou pode se desprender no caso de uma queda. Salete também chama atenção para o estado de conservação do equipamento. “O capacete reserva precisa estar sempre em bom estado de uso. Muitas vezes o piloto troca de capacete e deixa o velho guardado para emprestar ao passageiro. Não pode, esse é um item de máxima segurança. Se o capacete não está bom para você, também não vai estar para o garupa”, finaliza a profissional. Agora é só colocar as dicas em prática e espalhar ainda mais charme no trânsito.

 

Teck Power Baterias de Alta Performance

Baterias de alta performance p/ motocicletas, jet skis e quadriciclos, somadas à nossa paixão alucinada por motos e tudo que se move sobre 2 rodas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>